As máquinas de corte de metal duro podem incluir várias ferramentas, tais como:
Fresas de Metal Duro:
São usadas para fresamento, que é um processo de usinagem em que uma ferramenta rotativa corta material de uma peça para criar formas e características específicas.
Brocas de Metal Duro:
São usadas para perfuração de materiais duros, como aços endurecidos ou outros metais difíceis de cortar.
Pastilhas de Metal Duro:
São inserções intercambiáveis que podem ser montadas em ferramentas como tornos, fresadoras e máquinas de mandrilamento para cortar e usinar materiais duros.
Serras de Metal Duro:
São utilizadas para cortar peças de trabalho metálicas de formas diversas, como tubos, barras e placas.
A aplicação de metal duro em máquinas de corte é vantajosa devido às suas características de dureza e durabilidade. No entanto, o uso de metal duro também requer considerações específicas, como a seleção correta da velocidade de corte, alimentação e refrigeração, o fim de melhoria do processo de usinagem e prolongar a vida útil da ferramenta.
É importante observar que, embora o termo “máquina de corte de metal duro” possa ser referido a máquina que utiliza ferramentas de metal duro para usinar materiais, ele é frequentemente usado para descrever a máquina que é usada para fabricar ou moldar peças de metal duro , como a moagem de pastilhas de metal duro ou a retificação de ferramentas de metal duro.